Zeca Camargo revela a rica gastronomia da Índia em livro

"Índia: Sabores e Sensações" reúne 30 receitas tradicionais vegetarianas

Publicado em 27/07/2018
imagem de um bowl com comida indiana

Se você é fã de gastronomia "perfumada" do oriente, provavelmente vai gostar dessa novidade. Zeca Camargo vai lançar o seu mais novo livro: "Índia: Sabores e Sensações". Com 180 páginas, o jornalista propõe uma viagem entre sabores mais exóticos e característicos da cozinha indiana. 

Cúrcuma, arroz bastmati, curry, garam masala, entre outros, fazem parte da cozinha indiana. Segundo ele, com cardamomo, por exemplo, é possível fazer o "lassi", que nada mais é do que um iogurte batido, presente em vários cardápios de restaurantes indianos. "O ingrediente ainda é mais difícil de encontrar, mas a cúrcuma já vende em muito supermercado", explica em entrevista à Folha de São Paulo. 

Ao lado de seu amigo Varuneh Tuli, Zeca viajou à Índia a fim de conhecer, especialmente, a dieta da população. Por conta da falta de geladeira nas residências, o jornalista explica que a relação do povo com os ingredientes frescos é bastante estreita. A própria mãe de Tuli frequenta, diariamente, os mercados locais para comprar os alimentos que são consumidos no dia.

Tuli foi quem reuniu as receitas que estão no livro: como o molho de pepino ralado, que leva apenas cinco minutos para ser preparado, bem como pratos mais elaborados, como o grão-de-bico à moda punjabi, que leva oito horas para ficar pronto.

"Índia: Sabores e Sensações" oferece 30 receitas vegetarianas tradicionais e também experiências vividas pelo jornalista, que viaja ao país desde 1986. O livro, com o selo da Companhia de Mesa, estará à venda a partir de agosto por R$ 89. 

Foto: Divulgação/Companhia de Mesa