Saiba quais alimentos você não deve comer na praia

Produtos mal conservados ou contaminados podem causar intoxicação alimentar

Publicado em 12/01/2018
Prato com camarão na praia

Com o calor do verão um dos destinos mais desejados é a praia. Mas não basta pensar apenas em como vai se divertir, é preciso planejar como será a sua alimentação durante os dias de veraneio. Afinal, basta um ingrediente mal conservado para que você tenha muitas complicações.

Os mais famosos são o churrasquinho de queijo, milho verde com manteiga, amendoim, cachorro quente e frutos do mar. Porém, são os que mais oferecem perigos à saúde, já que o sol facilita a proliferação de bactérias nesses alimentos. Sem contar o fato do consumidor não saber como ele foi preparado.

"Você não sabe quanto tempo o alimento está exposto ao sol forte, em quais condições higiênicas ele foi armazenado, ou se ele está vencido ou contaminado. O alimento pode ter passado o dia todo no sol e estar estragado", alertou a nutricionista comportamental Ariane Bomgosto ao HuffPost Brasil.

Apesar de parecer inofensivo o sanduíche natural também oferece risco, pois carrega ingredientes altamente perecíveis. E ainda, dependendo de como foram estocados ou há quanto tempo estão no calor e umidade, o perigo pode aumentar.

Não diferente, os doces são outros alimentos que merecem cuidado. Cocadas e saladas de frutas acompanhadas por leite condensado, groselha ou creme de leite podem azedar com facilidade sob o sol.

Já os produtos industrializados não são perigosos nesse sentido, mas não deixam de ser ruins para a saúde. Caso não exista mais nenhuma opção, essa pode ser uma medida a ser tomada emergencialmente.

O mais indicado, segundo a nutricionista, é levar o lanche de casa. Mas seja cauteloso com os ingredientes da receita, pois eles podem ser muito sensíveis ao calor, como maionese, ovo, creme de leite, carne e chocolate. Castanhas, frutas, biscoitos leves, como o de polvilho, picolés de fruta e líquidos bem refrigerados são as melhores opções.

Outra solução é encontrar um restaurante ou um quiosque de confiança perto do local. Verifique se o estabelecimento está limpo, assim como as mãos do manipulador. Fique atento às características dos alimentos, como cor, odor e textura. A higiene do ambiente onde os alimentos são preparados também deve ser observada.

Foto: Pixabay