Saiba como decorar corretamente a sua cozinha

Evite erros comuns e torne seu ambiente mais agradável

Publicado em 09/09/2016
Postado em: Decoração,Dicas

Antigamente, as cozinhas eram locais de encontro de familiares, no entanto perderam espaço para outros cômodos, como as salas. Assim, ao longo dos anos elas se tornaram locais somente de tarefas domésticas e foram integradas a outros cômodos, trazendo maior relevância e preocupação na organização da mesma. Dessa forma, ficou mais difícil decorá-la, devido ao tamanho do cômodo, a rotina dos moradores e o orçamento disponível. Se você quer adaptar sua cozinha sem errar, veja nossas dicas e transforme seu cantinho sem preocupação. 

Móveis desproporcionais 

Assim como qualquer outro cômodo, a cozinha precisa ter seus móveis proporcionais ao seu tamanho. Caso essa regra não seja aplicada, os móveis podem dificultar a circulação dos moradores e deixar o ambiente desconfortável.

Ambiente mal iluminado

Quem entra em um ambiente claro, se sente mais arejado e com sensação de limpeza. A cozinha decorada dessa forma, aumenta a visibilidade e a sensação de amplitude do local. 

Organização

Para que os moradores tenham facilidade no dia a dia, é fundamental que o ambiente esteja organizado, bem como seus utensílios domésticos. Eles devem estar separados e guardados em locais adequados. 

Balcão

Se você tem um balcão esquecido na sua casa, torne-o um espaço de recepção. Procure o auxílio de algumas banquetas para decorar e tornar o ambiente mais receptivo. 

Paredes

Atualmente, as cozinhas modernas possuem poucas paredes, para dar maior amplitude e espaço para armários e prateleiras. Invista nessa dica. 

Ventilação

Ventilação é essencial em qualquer cômodo e na cozinha não é diferente. Por conter alimentos, ela precisa de atenção especial nesse quesito, porém garantindo que o fogão esteja instalado fora da corrente de ar.

Exaustor

Para evitar que cozinhas integradas a outros cômodos cause odores, é importante instalar um exaustor. Isso evitará cheiros indesejados e desconforto entre os moradores.

Posicionamento errado 

Procure posicionar os móveis da cozinha em forma de um triângulo, cujas vértices estejam a geladeira, pia e fogão. Com isso, a área restante no interior do triangulo é de aproximadamente 6 metros, facilitando a transição de pessoas pelo cômodo. 

Foto: Divulgação