Principais benefícios das frutas cítricas

Populares e versáteis, elas podem trazer muitas vantagens à saúde

Publicado em 29/10/2018
laranja-limão-e-abacaxi-cortados-com-um-copo-cheio-de-suco

Foto: Shutterstock.com

As frutas cítricas são muito populares no Brasil. Entre os fatores que contribuem para essa predileção, destaque para o forte cultivo e a quantidade da produção nacional, aliados ao bom clima que favorece o consumo desses alimentos.

Com versatilidade para utilização em sucos, sobremesas e pratos salgados, as frutas cítricas também fazem bem à saúde e ajudam na prevenção de doenças. Confira alguns dos benefícios das principais frutas cítricas.

Abacaxi colabora na produção de colágeno

O abacaxi contém vitamina C, que melhora a imunidade do organismo e ajuda na produção de colágeno, deixando os ossos mais resistentes. A fruta também traz a vitamina A, que, entre outras vantagens, fortalece a saúde da pele e evita a degeneração da visão.

Mais energia ao consumir acerola

A acerola carrega a vitamina C e também conta com uma quantidade relevante dos minerais fósforo e cálcio, responsáveis por aumentar nossa disposição e ajudar na preservação dos ossos, dentes e músculos.

Laranja combate a anemia

Consumir laranja também significa ingerir as vitaminas A e C, e minerais como cálcio e potássio, fundamentais para combater a anemia e diminuir as chances das doenças cardiovasculares.

Fortaleça o sistema imunológico com o limão

O limão apresenta as vitaminas C e B, que fortalecem o sistema imunológico, colaboram na produção de energia e auxiliam na manutenção do bom funcionamento do sistema nervoso. O limão também é considerado um desintoxicante do organismo, permitindo maior absorção de nutrientes.

Essas são apenas algumas das frutas cítricas, mas há muitas outras à disposição, como tangerina, uva e morango, todas com muitos benefícios à saúde. É importante que sejam consumidas ao longo do dia, sem exageros, e combinadas também com outros grupos de frutas.