Pinterest anuncia que jaca será a fruta de 2017

Coxinha de jaca verde, prato popular entre os veganos, é a receita mais buscada no site

Publicado em 30/12/2016

O Pinterest anunciou uma lista de tendências alimentícias para o ano de 2017, e uma das mais requisitadas, segundo as pesquisas, é a jaca. O fruto, sempre presente nos supermercados, ainda pode ser considerado pouco consumido pelos brasileiros. No entanto, se tornou uma forte fonte de nutrientes e ingrediente preciosos para os veganos

Isso porque a jaca verde tem se tornado cada vez mais popular na substituição de alimentos que são acompanhados de carne. Para se ter uma ideia, um dos pratos mais populares e buscados no Pinterest é a coxinha recheada com o fruto. 

Além do sabor, que lembra frango, segundo o site O Globo, o sucesso do fruto se justifica pela composição rica em vitaminas, minerais, ferro, potássio, cálcio e fósforo. Para cada 100 gramas de jaca, 60 calorias. 

O ferro, por exemplo, previne a anemia; o potássio regula a pressão arterial, importante para praticantes de corrida; o manganês atua no pool de antioxidantes; e os ácidos graxos são excelentes para a eliminação de fungos intestinais.

A prevenção de doenças também está no rol de seus benefícios. Possui fitonutrientes que protegem conta o câncer e doenças degenerativas. A fruta tem ainda maior quantidade de carboidrato.

Opções de pratos

A aparência da jaca verde lembra carne de frango, por isso ela pode fazer parte de recheio de tortas, fricassês, quiches, salpicão e afins. E o sabor é determinado a partir do tempero que você escolher. E a melhor notícia: janeiro é mês do fruto e as jaqueiras estão na melhor fase.

Capa: Divulgação