Pedir ou escolher comida com antecedência é mais saudável

Probabilidade de escolher opções de baixa caloria é maior

Publicado em 01/09/2016

Você já reparou que entrar em um supermercado ou restaurante quando se já está com fome pode ser desastroso, tanto para o bolso como para a sua dieta? Segundo estudos, comprar por impulso aumenta a probabilidade de você escolher apenas comidas calóricas.

De acordo com informações divulgadas no site UOL, cientistas realizaram uma série de experimentos na Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, e descobriram que quando havia um atraso significativo entre a hora em que pessoas pediam a comida e o instante que planejaram comê-la, elas escolhiam opções de baixa caloria.

Segundo Eric M. VanEpps, estudante de pós-doutorado que dirigiu a pesquisa enquanto ainda estava na Carnegie Mellon, as pessoas têm o que ele chama de "inclinação para o presente", que altera os cálculos que fazem a respeito de algo que está ocorrendo momentaneamente. "Se uma decisão for implantada imediatamente, só nos preocupamos com as consequências imediatas, e descontamos os custos e benefícios em longo prazo", explica ele. 

Mas quem pede comida antecipadamente, antes de a fome chegar, pode ter vários benefícios. "Avalia melhor e mais uniformemente os custos e benefícios em curto e longo prazo. Você ainda se preocupa com o gosto, mas consegue exercer um maior autocontrole".

O mesmo acontece com as compras do supermercado ou planejamento do lanche da semana, as opções seriam mais saudáveis. Já ao escolher um lanche para consumo imediato, era maior a chance de a opção ser um doce.

Foto: Divulgação Pixabay