Natal pelo mundo: conheça as ceias de diferentes países

Ponche com ou sem frutas é a bebida favorita dos mexicanos; veja outros

Publicado em 21/12/2016

Tanto para os cristãos quanto para aqueles que não seguem nenhuma religião, o Natal é uma das datas mais aguardadas do ano, pois é uma ótima oportunidade de reunir a família e os amigos para um belo banquete. Na ceia brasileira, por exemplo, não pode faltar farofa, peru e tender assado. Mas você faz ideia do que as pessoas de outros países comem nesta época do ano? Confira:

Itália

O frio europeu pede comidas quentinhas e um pouco mais pesadas, por isso na Itália não falta uma boa lasanha ou tortelini in brodo (foto acima), além de alguma carne assada, como o cappone, ave similar ao nosso peru. Para sobremesa, as principais opções são o panetone e o pandoro, um tipo de bolo com massa branca.

Espanha

Servir frutos do mar na ceia de Natal é bastante comum para os espanhóis. Entradas com ostras ou camarões também estão no cardápio. Quando o assunto é prato principal, o peru, o cordeiro e o porco assado são os mais pedidos. Para a sobremesa, os espanhóis gostam de degustar madalenas (bolos tipo muffin), biscoitos amanteigados e o famoso turrón (foto acima), uma barra doce feita de frutas, amêndoas, chocolates e outros sabores.

Portugal

Bacalhau é um prato popular na ceia dos portugueses. Também é comum servirem polvo com arroz e carnes assadas, como cabrito, peru ou galinha. E no dia seguinte tem mais, o almoço é feito com as sobras do dia anterior, por isso é só desfiar o bacalhau, acrescentar ovos, azeite, azeitona e está pronta uma nova refeição!

México

No México, o bacalhau também reina soberano. No entanto, não é difícil encontrar peru e romeritos - um prato de origem asteca que mistura folhas similares ao alecrim, com batata e outros ingredientes. As bebidas são um capítulo à parte. Os mexicanos adoram ponche (com ou sem frutas), champurrado (base milho e chocolate) e o atole de goiaba (feito de leite, farinha, canela e água).

Estados Unidos

O Natal americano também tem o famoso peru assado. Mas o que não pode faltar mesmo são as costelinhas de porco com barbecue ou o presunto inteiro assado. E de sobremesa, para fazer a alegria das crianças, muitas tortas recheadas com frutas e biscoitos de gengibre com temática natalina.

Foto: Divulgação