Geração "millennial" está redefinindo a gastronomia

Eles influenciam novos hábitos de consumo, prezam a experiência e valorizam o estilo de vida

Publicado em 23/12/2016
Postado em: Notícias

Os millennials, também conhecidos como a geração Y ou da Internet, estão redefinindo a gastronomia. Eles que cresceram bombardeados por programas de culinária na TV - a exemplo de MasterChef e afins -, viram cozinheiros se tornarem celebridades e usam o YouTube para aprender a cozinhar. Agora, eles influenciam hábitos de consumo alimentar. 

“É uma geração muito estimulada, com muita vivência e que tem acesso a tudo: todas as especiarias, às melhores facas, aos chefs que admiram”, resume Marina Hernandez, chef e professora da Universidade do Vale do Itajaí, que treinou participantes do programa MasterChef Júnior no Brasil.

Além disso, os millennials valorizam a experiência e se mantêm fieis a um estilo de vida, no qual se apegam muito mais do que a produtos ou marcas. A constatação chegou por  meio de uma pesquisa sobre os hábitos dos millennials da agência de inteligência de marketing Mintel.

Na Europa, a maioria dos restaurantes têm pelo menos uma mesa enorme e comunitária, e não é por menos. A empresa americana Future Cast realizou uma pesquisa o qual descobriu  que essa geração preferem restaurantes em que possam sentar em mesas comunitárias e trocar experiências e conhecer pessoas (55%).

Outro dado é que 68% dos entrevistados vão à lugares indicados pelos próprios amigos, e 87% preferem ir a restaurantes onde têm a certeza de que encontrarão uma refeição incrível, mesmo que ela seja cara.

COMER, BEBER E VIVER

O site da revista Vogue deu a dica de quatro restaurantes paulistanos que estão em sintonia com a tendência. Veja:

Jiquitaia - Menu de comfort food a preços camaradas pode ser encontrado no Jiquitaia. Um almoço executivo custa R$ 50. Rua Antônio Carlos, 268, Consolação.

Micaela - "Gastronomia de autor sem frescura” foi a aposta do chef Fábio Vieira, que cria pratos como a tainha curada e grelhada com tropeiro de feijão-manteiga de Santarém mais pimenta de cheiro e chicória do Pará. Rua José Maria Lisboa, 228, Jardins.

Ton Ton - Inaugurado em 2013 pelo chef Gustavo Rozzino, o restaurante oferece comida saborosa e clima despretensioso. Ponto para a porchetta que consome 12 horas de preparo com risoto de limão-siciliano e espinafre. Rua Caconde, 132, Jardim Paulista.

Tan Tan - Comandado pelo Thiago Bañares (ex-D.O.M., Arturito e Z Deli), o lugar serve os lámens que custam na faixa dos R$ 30. Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros.

Foto: Divulgação/S.Pellegrino Young Chef 2015