Endívia: folhagem traz vários benefícios para a saúde

Hortaliça é amarga e crocante; ótima opção para estimular o baço, rins e fígado

Publicado em 18/10/2016

Endívia não é uma folhagem muito popular no Brasil, também pudera, a sua origem é belga. Conhecida como witloof, que quer dizer folha branca, a planta é bi-anual e cultivada sob ausência de luz. Bastante versátil na culinária, a verdura é levemente amarga e crocante. Além de saborosa, também é ótima para a saúde, pois estimula o baço, rins e fígado. No Brasil, ela é cultivada em Holambra, por uma família de origem holandesa, que abastece o mercado brasileiro com 40 toneladas por mês desta hortaliça.

Propriedades e benefícios

Pouco calórica, a verdura é rica em vitamina A, C e as do grupo B, minerais como potássio, cálcio e ferro, e elevado teor de ácido fólico. Segundo o Canal Rural, alguns estudos internacionais, liderados pela California Vegetables Specialities e pela Aprifel (Agente Fruits et Legumes Frais), sugerem que as propriedades do vegetal contribuem para a absorção do colesterol na corrente sanguínea, removendo toxinas digestivas.

É hora de cozinhar

Capaz de absorver os sabores dos alimentos, a endívia se adapta a várias receitas. Fica deliciosa na forma refogada, grelhada, recheada, gratinada, assada ou em saladas combinadas com maçã fresca e frutas cítricas.

Como comprar

Não compre as opções com folhas escuras, prefira as que estão com seu formato preservado, pontudas e fechadas. Dê preferência para as folhas orgânicas.

Foto: Divulgação