Dicas para o ovo mexido perfeito

Detalhes fazem toda a diferença na hora de elaborar esse prato tão simples

Publicado em 14/11/2018
Ovo mexido na panela

Um dos pratos mais fáceis e populares em momentos de emergência definitivamente é o ovo mexido. Rápido e realizável com ingredientes básicos em toda cozinha, ele pode ser consumido em qualquer momento do dia, solo ou acompanhando outras iguarias. 

Apesar de toda essa facilidade, existem algumas práticas valiosas que garantem um resultado perfeito, que vai lembrar bastante aquele ovo mexido de café de manhã de hotel e não aquela mistureba com a qual provavelmente você já se deparou em algum momento da sua vida.

O portal norte-americano da MSN separou 5 dicas para acertar no ponto do seu ovo mexido:

Não bata de menos

A mistura da clara e da gema deve estar com um tom amarelado-manteiga, caso contrário, grandes faixas brancas de clara cozida vão aparecer. Para garantir um líquido homogêneo, bata com um garfo, fouet ou até mesmo um processador.

Não tempere rápido demais

Salgue a mistura e já jogue na panela. Depois de adicionar o sal, não deixe os ovos de lado para fazer outras coisas (arrumar a bagunça na pia ou atender o telefone, por exemplo), porque isso deixará o prato final mais duro e borrachudo. Você ainda pode bater os ovos com antecedência e deixá-los na geladeira, e temperar antes de colocar no fogo.

Não use o utensílio errado para mexer

Espátulas de borracha são a melhor opção para mexer os ovos na panela. Assim que eles entram em contato com a superfície quente, comece a mexer em círculos — isso ajuda a formar pedaços macios, ao invés de gerar uma consistência de omelete.

Não cozinhe demais

O segredo aqui é tirar os ovos do fogo um pouquinho antes de ficarem com a aparência de prontos, isso porque, mesmo depois de retirá-los da panela, eles continuam a cozinhar por conta do calor.

Não tempere de menos

Ovos precisam de sal, e você pode adicionar mais algumas pitadas, se necessário, depois de ficarem prontos. Uma pimentinha-do-reino também vai bem, e até uma cebolinha dá um charme extra na apresentação e no sabor.

Capa: Shutterstock