Descubra os benefícios das frutas típicas do verão

Entenda as propriedades e saboreie as frutas da estação com saúde

Publicado em 26/12/2018
close-de-seis-cerejas-penduradas-na-árvore

Foto: Pixabay.com

O verão começou no dia 21 de dezembro e está aberta a temporada de altas temperaturas, férias escolares, dias mais longos e muito sol. Para quem quer curtir o calor da melhor forma, é fundamental manter bons hábitos alimentares e de hidratação, e há um jeito bastante saboroso de fazê-lo: apreciar as frutas típicas do período e seus benefícios.

As diferentes épocas do ano trazem frutas características, de acordo com o clima necessário para produção e cultivo de cada uma delas. Separamos algumas das principais frutas do verão para que você possa aproveitar a estação com muita saúde.

Melancia é importante na hidratação

Quem não gosta de uma fatia geladinha de melancia para amenizar o calor? Saiba que essa deliciosa fruta está cheia de propriedades benéficas ao corpo. Fonte de vitamina B6, a melancia ajuda a gerar energia e a regular nosso sistema nervoso.

Com mais de 90% de água em sua composição, a melancia é importantíssima para a boa hidratação e tem potássio, mineral que auxilia no bom funcionamento das células, órgãos e tecidos do corpo.

Fibras do damasco possibilitam absorção de nutrientes

Consumível ao natural, em versões secas e até em pratos salgados, o damasco é ótima opção para aproveitar o verão saboreando frutas menos conhecidas. Esse alimento é rico em vitamina A e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Também tem bastante ferro, útil para inibir doenças como a anemia.

As fibras solúveis do damasco permitem maior absorção de nutrientes e mantêm um nível saudável de glicemia e colesterol. Na sua extensa lista de benefícios, podemos incluir as propriedades antioxidantes, significativas no combate ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

muitos-damascos-com-casca-lado-a-lado

Foto: Pixabay.com

Cereja é anti-inflamatório natural

Não se engane pelo tamanho da pequenina cereja: seus muitos benefícios à saúde são motivos de sobra para trazê-la ao cardápio neste verão. A cereja é um anti-inflamatório natural que colabora no tratamento contra diversas doenças, como a artrite, de maneira mais saudável do que os anti-inflamatórios químicos.

A fruta ainda carrega melatonina, uma hormona que ajuda o corpo a ter um sono regular e de qualidade.

Framboesa melhora o sistema digestivo

Parte do grupo das frutas cítricas, a framboesa é bastante versátil na gastronomia e nos benefícios. É uma aliada na hora de planejar dietas, com sua baixa quantidade de calorias e carboidratos.

Seu elevado percentual de fibras melhora o intestino e o sistema digestivo. A framboesa é uma fruta com propriedades e vitaminas que contribuem para a produção de colágeno e previnem as rugas de maneira natural.

Não faltam bons motivos para aproveitar o verão com as frutas típicas da estação. Consumidas ao natural, em sucos, sobremesas, molhos e pratos salgados, o legal é ser bastante criativo nas combinações e aproveitar o melhor de cada uma delas.