Conheça os mitos que rondam a alimentação vegana

Carne, ovos, mel e derivados de leite estão fora da dieta dos veganos; estilo de vida cresce a cada dia

Publicado em 25/10/2016
Postado em: Curiosidades

A dieta vegana, que exclui a carne ou qualquer alimento de origem animal, tem ganhado cada vez mais seguidores no mundo. Apesar de parecer bastante restrita e causar estranhamento, ainda é uma opção bastante saudável, quando equilibrada corretamente. 

Veja a seguir, os 10 maiores mitos e verdades deste tipo de alimentação listados por Albert Kribely, fundador da Vip Food:

1. Vegetarianismo e veganismo são a mesma coisa?

MITO: A dieta vegetariana se restringe ao consumo de carne, por questões relacionados à saúde e ética. Mas a maioria dos vegetarianos ainda se alimentam de ovos, derivados de leite e mel. Já os veganos não consomem nenhum produto de origem animal.

2. Veganos têm deficiência de cálcio? 

MITO: Não é só o leite de vaca que possui cálcio. Existem outras maneiras de obtê-lo. Hoje em dia há uma infinidade de leites vegetais, além de alimentos sólidos como tofu, couve e brócolis.

3. É prejudicial ao organismo consumir grandes quantidades de soja?

MITO: Mas o ideal é equilibrar o consumo dos grãos com a ingestão de folhas e vegetais.

4. Alimentação vegana é benéfica à saúde? 

VERDADE: Estudos apontam redução no colesterol e até prevenção de câncer.

5. Veganos perdem peso com facilidade?

MITO: A dieta vegana não tem baixo teor de gordura, por consequência não garante a perda de peso com maior facilidade. Mas, se a intenção é emagrecer, faça a reeducação alimentar atrelada à uma rotina regular de exercícios físicos.

6. Crianças podem ser veganas?

VERDADE: Desde que a dieta seja planejada acompanhada por um nutricionista, não há problema em aplicar o sistema na refeição das crianças.

7. Vegano não consome proteína?

MITO: As proteínas não estão presentes apenas nos alimentos de origem animal. Elas também são encontradas em produtos de origem vegetal, como no feijão, grão-de-bico, lentilha, brócolis, cogumelos, soja, amêndoas e nozes.

8. Quem se torna adepto da dieta vegana não fica doente?

MITO: Na verdade, segundo estudos, pessoas que adotaram dieta vegana ficam doentes com menos frequência, devido ao tipo de alimentação equilibrada e saudável.

9. Veganos têm mais dificuldade em ganhar massa muscular?

MITO: A combinação de cereais (como arroz, milho, aveia e outros) com leguminosas (como feijão, soja e etc) já garante a mesma quantidade de proteína encontrada em carnes e ovos.

10. Dieta vegana é mais cara?

MITO: Já existem inúmeras variedade de preços e marcas que facilitam a rotina dos adeptos. Criando um sistema de armazenamento de grãos, cereais, legumes e outros, é possível manter uma dieta acessível e econômica.

Foto: Divulgação