Chá verde previne aneurisma da aorta abdominal, diz estudo

Teste apontou proteção da artéria graças à substância contida da bebida

Publicado em 26/08/2016
Postado em: Curiosidades,Notícias

De origem oriental, o chá verde é cada dia mais consumido ao redor do mundo devido aos seus diversos benefícios. Porém, outra descoberta feita pelos pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, pode aumentar essa lista.

Através de testes com ratos, o estudo constatou que o chá verde pode prevenir o aneurisma da aorta abdominal. No estudo, os roedores receberam enzimas que induzem o dano, para que os pesquisadores observassem a influência do polifenóis, substância presente no chá. Os ratos com essa substância tiveram menos inflamações e maior produção de elastina, que ajuda na proteção da artéria.

"O tipo de polifenol encontrado no chá verde pode regenerar elastina, uma proteína essencial que dá à artéria seu elástico. Considerando que os aneurismas arteriais abdominais são causados pela inflamação e degradação de elastina na parede arterial, pensamos que beber chá verde pode ajudar no tratamento." explica o principal autor Shuji Setozaki.

Sem tratamento, o aneurisma da aorta provoca morte em 50% dos casos. "A doença muitas vezes passa despercebido por não existirem sintomas, até que estoura. Se o paciente tiver sorte, pode aparecer um inchaço antes da ruptura, que será tratado cirurgicamente", diz Kenji Minakata, outro autor do estudo. 

Para se obter a proteção da aorta, os pesquisadores acreditam que a ingestão diária de chá verde é ideal, porém ainda sem quantidade definida. A bebida também traz outros benefícios como saciedade, aceleramento do metabolismo, combate ao colesterol, prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.

Foto: Divulgação