'Balança inteligente' evita desperdício em restaurantes

Gadget ajuda no controle da produção, redução de custos e geração de lucro

Publicado em 19/07/2018
imagem de uma tela com opções e preços de comida

Cada vez mais, empresas estão investindo em tecnologia para criar soluções contra o desperdício de comida. A última novidade, desenvolvida em Londres, é a Winnow, uma balança inteligente própria para restaurantes.  A iniciativa nasceu da AccorHotels e Hyatt, criada em 2013 com o objetivo de oferecer um serviço que envolve hardware e software com o objetivo central na prevenção de desperdício de alimentos.

A balança é instalada embaixo de uma lata de lixo na cozinha onde os alimentos são descartados. Por Bluetooth, ela está conectada a um tablet que foi previamente configurado pelo time do Winnow com os alimentos utilizados no menu de um determinado restaurante (inclusive com o preço por quilo). No fim de cada dia, semana e mês, é possível receber um relatório com dados do lixo produzido.

"O principal desafio é tornar o uso cada vez mais ágil e intuitivo porque todos estão bastante ocupados em uma cozinha. Por isso, a plataforma está disponível em 20 línguas e há também a imagem dos alimentos", explica o porta-voz da Winnow, David Jackson, em entrevista ao Estadão. 

Segundo ele, em média, os clientes que usam a "balança inteligente" conseguem desenvolver consciência e diminuir o desperdício de alimentos pela metade em um ano, chegando algumas vezes a uma redução de 70%. Uma das vantagens é, graças ao melhor controle da quantidade de alimentos e refeições, cortar entre 3% e 8% o custo com comida, de acordo com Jackson. 

Foto: Divulgação/Facebook Winnow