Aprenda a cozinhar para uma pessoa sem desperdício

Organização e planejamento ajudam a economizar dinheiro e tempo

Publicado em 06/01/2017

Só quem mora sozinho sabe o quanto é difícil manter uma rotina alimentar regrada e sem desperdícios. Às vezes é melhor e mais barato comer fora de casa. Mas aqueles que preferem cozinhar em casa sempre acabam se esbarrando em questões práticas: o que pode ser congelado, quais são as porções corretas de alimentos que devo cozinhar, entre outras. Para ajudar em sua empreitada gastronômica, conheça algumas dicas indispensáveis concedidas pelo site Bonde:

Congelar é o segredo

Saber usar o congelador facilita muito a vida. Mas nem todos os alimentos podem ser congelados. Alguns legumes cozidos como o brócolis e espinafre podem ir ao freezer. Além do feijão, lasanha e panqueca. O mesmo não acontece com o macarrão.

Calcule as quantidades pelos dias exatos

Pode parecer trabalhoso, mas planejar suas refeições ajuda a economizar tempo e dinheiro. Calcule as porções que serão utilizadas e compre somente o necessário. Fazer lista de compras quando for ao mercado também ajuda muito.

Na hora de cozinhar o arroz, fique atento às medidas: troque 1 xícara (chá) de arroz para ¼ de xícara (chá), pois já é o suficiente para duas pessoas comerem bem, contando que com guarnições e outros acompanhamentos. O cálculo de carne por pessoa é de 200g, a não ser que você tenha uma dieta rica em proteínas ou coma mais do que a média, essa quantidade deve ser suficiente para sua refeição.

Fuja das promoções "leve 2, pague 1"

Parece vantajoso e às vezes é mesmo. Quando se trata de produtos de limpeza ou papel higiênico, é válido. Mas quando o assunto é comida, promoções podem se tornar uma dor de cabeça, pois se você não consumir com rapidez, os produtos podem acabar estragando com o passar do tempo.

O ideal é comprar porções individuais. Isso serve tanto para o arroz como para as carnes, saladas e legumes. Em vez de deixar o alimento "mofando" na sua despensa ou esquecido na geladeira, você só cozinha o que for consumir.

Colocar alimentos em embalagens transparentes, como vidros, ajuda a organização tanto da cozinha como da lista do mercado.

Foto: Divulgação