Alex Atala é editor convidado no Metro Jornal

Chef sugeriu ao jornal reportagens sobre a produção de alimentos

Publicado em 29/11/2018
alex-atala-com-dólmã-em-meio-a-plantas

Foto: @metropolesdf/Instagram/Reprodução

O chef Alex Atala foi o editor convidado do Metro Jornal desta quarta-feira (28). Para a edição especial, ele sugeriu reportagens à publicação e também compartilhou opiniões sobre o cenário da gastronomia brasileira. Outros editores convidados anteriormente pelo Metro Jornal foram o maestro João Carlos Martins e o desenhista Maurício de Sousa.

Edição abordou projetos de inclusão social e os pequenos produtores

Uma das matérias da edição destaca projetos sociais que dão oportunidades para inclusão e geração de empregos através da culinária, como o Gastromotiva e o Gastronomia Periférica. Desenvolvidas em regiões carentes da cidade de São Paulo, as iniciativas ajudam crianças e adultos a sonhar com um futuro melhor.

As reportagens também abordam projetos que incentivam os pequenos produtores, como as hortas urbanas em Curitiba e o Instituto Chão em São Paulo, locais onde a compra é feita diretamente com quem cultivou o alimento, garantindo produtos mais saudáveis.

alex-atala-ao-lado-de-frase-extraída-da-entrevista

Foto: @metrojornal/Instagram/Reprodução

Jornal divulgou iniciativas de Alex Atala

Como era de se esperar, o editor convidado também foi um dos protagonistas da edição. Atala foi entrevistado pelos jornalistas do Metro e comentou sua trajetória e seus atuais projetos, como o Instituto ATÁ e o FRU.TO. Enquanto o ATÁ tem o objetivo de valorizar os ingredientes brasileiros, como a pimenta baniwa (cultivada originalmente pelos índios baniwa na Amazônia), o FRU.TO é um evento sobre alimentação, com palestras e debates abordando a produção de alimentos.

O jornal ainda compartilha boas práticas com leitores, com dicas sobre o aproveitamento dos alimentos na hora de cozinhar e antes de descartar. A reportagem informa que 55% do lixo produzido no país é orgânico e apresenta sugestões para que o mesmo seja utilizado como adubo natural para jardins e outras plantações.

Clique aqui e confira a edição completa do jornal com a participação de Alex Atala.